

- Início
- /
- M DIAS BRANCO
M. Dias Branco: potência que alimenta o Brasil e move o futuro
A história da M. Dias Branco tem início com a fundação da Padaria Imperial pelo imigrante português Manuel Dias Branco, na rua Visconde do Rio Branco, no bairro Joaquim Távora, em Fortaleza. Com a entrada do seu filho primogênito, Ivens Dias Branco, nos negócios, com apenas 17 anos, Manuel foi convencido por ele a iniciar a produção em escala industrial.
Em pouco tempo foi necessário ampliar a produção, e a padaria transformou-se em uma pequena fábrica. Em 1953, o nome foi mudado para Fábrica Fortaleza, também dado a sua primeira marca de biscoitos para homenagear a cidade que havia acolhido a família com tanto carinho.
Um dos primeiros produtos marcantes da época foi um biscoito doce lançado por Ivens, de nome Pepita, remetendo à ideia de “pepita de ouro”. Inicialmente o biscoito era vendido apenas no balcão, mas logo passou a ser distribuído pelas Kombis da Empresa, que também marcaram uma geração, rodando anos pela cidade, distribuindo seus produtos.
Entre 1954 e 1960, Manuel e o filho Ivens investiram intensamente em linhas de produções automáticas para ampliar a produção e garantir a qualidade dos tão desejados produtos. Os investimentos não paravam e logo foi necessário a ampliação do parque industrial, que passou a fabricar também macarrão e biscoitos wafers.
A primeira campanha publicitária da empresa foi ao ar em 1960 e obteve grande sucesso, sendo logo criado um mascote para a marca, nascendo o personagem Fortinho, que até hoje estampa as embalagens da marca Fortaleza e permanece presente na memória afetiva dos cearenses ao longo das décadas.
A verticalização dos processos produtivos veio nas décadas de 1990 e 2000, por meio da construção de seu próprio moinho de trigo e de sua fábrica de Gorduras e Margarinas Especiais – GME. O primeiro moinho foi inaugurado no ano de 1992 e a primeira unidade de produção de gorduras e margarinas no ano de 2002, ambos em Fortaleza/CE, garantindo a integridade e segurança dos produtos produzidos pela empresa.
No ano de 2006 a empresa realizou a sua abertura de capital (IPO) na Bolsa de Valores de São Paulo (B3), no segmento Novo Mercado, uma estratégia avalizada por Ivens, com vistas à longevidade da Companhia.
A parir de então, vieram as aquisições de novas unidades. Hoje, a M. Dias Branco, com suas marcas líderes, está presente em 97% dos lares dos brasileiros com biscoitos, massas, farinhas de trigo, margarinas, bolos e uma diversidade de produtos, gerando quantidade significativa de empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com o desenvolvimento econômico e social do país.
Sonhar, realizar e crescer
Com sede em Eusébio, no Ceará, desde o final da década de 1970, a M. Dias Branco é hoje líder nacional em massas e biscoitos, dona de reconhecidas marcas como Fortaleza, Estrela, Richester, Finna, Vitarella, Pilar, Adria, Zabet, Isabela, Piraquê, Jasmine, Puro Sabor, Medalha de Ouro e Las Acacias, presentes hoje em mais de 40 países.
Seu portfólio contempla uma diversidade admirável: biscoitos, cookies, massasalimentícias, farinha de trigo, misturas para bolos, margarinas e cremes vegetais, bolos, snacks, torradas, temperos, granolas e produtos sem glúten. A empresa acompanha o consumidor em todos os momentos do dia — do café da manhã ao jantar — com produtos saudáveis, saborosos e acessíveis.
Além de alimentar milhões de brasileiros, a M. Dias Branco se dedica a inspirálos. Seu lema — “sonhar, realizar, crescer” — traduz um compromisso com a evolução contínua, tanto nos produtos quanto nos serviços. A empresa investe constantemente em inovação, pesquisa e desenvolvimento, acompanhando sempre as tendências de consumo e as expectativas do mercado.
Trabalhando para que a excelência dos seus produtos seja refletida também nos seus serviços, possui uma logística integrada, garantindo eficiência no abastecimento dos pontos de venda dos seus produtos em todo os pontos de vendas no território nacional. O atendimento ao cliente é outro diferencial, com canais abertos, modernos e preparados para ouvir, acolher e responder com agilidade às necessidades dos consumidores.
O relacionamento com o consumidor é tratado sempre como prioridade estratégica. Pesquisas de mercado, feedback contínuo e análises de dados guiam o lançamento de produtos inovadores nutritivos e saudáveis que unem satisfação e sabor. A marca Jasmine, referência em alimentos saudáveis, como granolas e cookies integrais, também reafirma o compromisso da empresa com a nutrição e saudabilidade.
Esse zelo e dedicação pela excelência — nos alimentos, nos serviços e na relação com os seus consumidores — faz da M. Dias Branco uma empresa com marcas não apenas reconhecidas, mas admiradas e respeitadas.
A M. Dias Branco vem trabalhando e contribuindo para o desenvolvimento do Estado, da Região e do Brasil. Com unidades industriais no Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul, a Companhia fortalece a industrialização no país e impulsiona a economia.
Questões ambientais, sociais e de governança
A Agenda Estratégica ESG da M. Dias Branco evidencia a sustentabilidade intrínseca ao negócio, com a visão bem definida de onde ambiciona chegar a partir do estabelecimento de metas e indicadores, que são acompanhados pelo Conselho de Administração. A Agenda foi constituída inicialmente em 2013, atualizada em 2022, com visão até 2030, e seus avanços são reconhecidos desde então por diversos índices e entidades nacionais e internacionais. A M. Dias Branco é uma empresa sólida e em permanente crescimento, com rating Triplo A (AAA), da agência de risco Fitch.
Dentre as metas públicas assumidas pela Companhia no pilar ambiental e de Governança, podemos destacar: Utilizar 90% de energia renovável; Atingir 0% de resíduos enviados para aterros em todas as operações; A adesão ao Movimento Transparência 100% do Pacto Global da ONU mostra que a Empresa enxerga o futuro com responsabilidade. Além disso, a certificação ISO 37001 — que comprova práticas antissuborno — reforça a Governança Corporativa da Organização.
O compromisso da Companhia com a sociedade também se traduz em programas sociais robustos como, por exemplo, o “Nutrir o Amanhã”, que colaboraregularmente, doando alimentos para centenas de instituições em todas as regiões do país.
Já o programa “Alimentando Sonhos”, incentiva o empreendedorismo alimentar, com foco em capacitação e geração de renda. O programa “Fábrica de Voluntários” estimula ações voluntárias e trabalho consultivo por parte dos nossos colaboradores, promovendo o espírito de responsabilidade social.
Inovação, internacionalização e um futuro promissor
Com um planejamento estratégico claro, a M. Dias Branco caminha rumo à expansão nacional e internacional. Sua estratégia está centrada em três grandes pilares: “Core”, que fortalece suas principais categorias; “Adjacências”, que amplia o portfólio com produtos saudáveis, funcionais e inovadores; e “Internacionalização”, com foco no crescimento em mercados estratégicos fora do Brasil. A história da M. Dias Branco é, portanto, um exemplo notável de resiliência e dedicação ao trabalho.