1. Início
  2. /
  3. GRUPO MARQUISE

GRUPO MARQUISE: CINCO DÉCADAS DE CRESCIMENTO E INOVAÇÃO

Tudo começou em 1974, quando José Carlos Pontes e Erivaldo Arraes decidiram transformar visão e ousadia em realidade. Assim nasceu o Grupo Marquise, uma empresa que, ao longo das décadas, não apenas se consolidou financeiramente, mas também se destacou pela inovação e pelo impacto positivo no desenvolvimento do Brasil.

Com sede no Ceará, a empresa cresceu rapidamente, tornando-se uma das 20 maiores construtoras do país e ocupando o terceiro lugar no setor de gestão de resíduos sólidos. Mas o sucesso não parou por aí. Nos últimos anos, o Grupo Marquise ampliou seus horizontes, expandindo suas operações com uma forte atuação nacional em diversos estados, incluindo São Paulo, a maior metrópole do Brasil, com atividades nas áreas de incorporações imobiliárias, serviços ambientais e infraestrutura.

Hoje, presente em várias regiões do país, o Grupo Marquise é sinônimo de solidez, inovação e impacto nacional, levando sua expertise para onde houver desafios e oportunidades. Seu portfólio abrange diversas áreas estratégicas, incluindo soluções ambientais, energia, incorporações, infraestrutura, hotelaria, comunicação, atendimento ao cidadão, shopping centers e centros de moda popular.

EXPANSÃO E IMPACTO NACIONAL

Os números falam por si e contam uma história de crescimento. No último balanço divulgado, referente a 2023, o Grupo Marquise alcançou uma receita de R$ 2,1 bilhões, com um lucro líquido de R$ 383 milhões um crescimento de 57% em relação ao ano anterior.

Esse desempenho expressivo não é obra do acaso. É o resultado da visão empreendedora de José Carlos Pontes e Erivaldo Arraes, que iniciaram sua jornada empresarial ainda na universidade, movidos por um desejo nato de empreender. Desde então, o Grupo Marquise mantém um olhar atento às oportunidades de negócios que geram impacto positivo para a sociedade e o meio ambiente, garantindo também sua sustentabilidade financeira.

Hoje, com mais de 9 mil colaboradores diretos e atuação em vários estados brasileiros, o Grupo Marquise está à frente de projetos estratégicos para o Brasil, como a ampliação do Porto do Pecém, a ferrovia Transnordestina e obras essenciais de infraestrutura, como os BRTs de Belém (PA) e Brasília (DF).

Além disso, atua na limpeza urbana e na construção e operação de aterros sanitários em diversas cidades, como Fortaleza (CE), Natal (RN), Taubaté (SP) e Manaus (AM). No setor imobiliário, a Marquise Incorporações já conquistou espaço no mercado mais competitivo do país: São Paulo.

ENERGIA SUSTENTÁVEL E ÁGUA PARA AS PRÓXIMAS GERAÇÕES

A inovação sustentável faz parte do DNA do Grupo Marquise. Dois grandes exemplos desse compromisso são os projetos GNR Fortaleza e Dessal. GNR Fortaleza é um projeto pioneiro, fruto de uma parceria entre o Grupo Marquise e a Ecometano (MDC).

Trata-se da primeira e única planta de biometano das regiões Norte e Nordeste. A unidade capta e trata o biogás gerado pelos resíduos do Aterro Sanitário da Região Metropolitana de Fortaleza, produzindo e injetando na rede da Companhia de Gás do Ceará (Cegás) cerca de 15% de todo o gás natural comercializado no estado.Com essa operação, a GNR Fortaleza evita que, anualmente, cerca de 610 mil toneladas de gases de efeito estufa sejam lançadas na atmosfera.

Já a Dessal será a maior planta de dessalinização de água marinha para consumo humano da América Latina, localizada em Fortaleza. Esse projeto faz parte de uma estratégia para diversificar a matriz hídrica da capital cearense, garantindo o abastecimento da cidade em períodos de estiagem. Com capacidade para produzir 1 m³ (mil litros) de água por segundo, a usina beneficiará diretamente cerca de 720 mil pessoas, integrando-se ao macrossistema de abastecimento da capital cearense.

O JEITO MARQUISE DE EXERCER RESPONSABILIDADE SOCIAL

Muito antes de a pauta ESG ganhar protagonismo no mundo corporativo, o Grupo Marquise já implementava projetos socioambientais estruturados. No entanto, por atuar em diversas frentes de negócios, muitas dessas iniciativas eram realizadas de forma isolada e descentralizada. Com isso em mente, o Grupo Marquise deu um passo à frente, consolidando ainda mais sua responsabilidade socioambiental.

Criou a área de Inteligência Social e desenvolveu uma metodologia própria: Inteligência Socioambiental – O Jeito Marquise de Exercer a Responsabilidade Social Corporativa. O objetivo é fortalecer a cultura de sustentabilidade por meio da sensibilização e do engajamento de todas as áreas da empresa, garantindo que as práticas sustentáveis sejam incorporadas por todos que fazem parte do Grupo.

Entre os projetos de destaque está “O Presente de Cecília”, que começou como um esquete teatral de 15 minutos, criado pelo programa Ecocidadão do Grupo Marquise, com foco em práticas sustentáveis e descarte correto de resíduos sólidos. O impacto positivo, especialmente entre crianças de escolas públicas, fez o projeto crescer. A iniciativa evoluiu para uma peça teatral completa, percorrendo 18 cidades e atingindo mais de 40 mil crianças. Agora, a narrativa se expande para um filme de animação e um jogo interativo, ampliando ainda mais seu alcance.

Outro projeto transformador é a Escola Novo Destino, uma parceria entre Grupo Marquise, Ecofor, MDC, GNR Fortaleza e Instituto Alicerce. O espaço atende 90 crianças que vivem no entorno do Aterro Metropolitano e da Planta de Gás Natural Renovável de Fortaleza. A escola oferece reforço em linguagens, matemática e descobertas, além de aulas de música com a Academia Sinfônica do Pecém, onde os alunos aprendem flauta doce, pífano e violino. Mais do que um espaço educacional, a Escola Novo Destino é um ambiente de acolhimento, inclusão e desenvolvimento pessoal.

O FUTURO EM TRANSFORMAÇÃO

O Grupo Marquise está em constante busca por ferramentas modernas, vivendo o presente com os olhos voltados para o futuro. Ao identificar a necessidade de tornar-se uma empresa mais digital e inovadora, foi criado o Marquise Inova, concebido como uma organização estratégica. A partir dessa iniciativa, delineou-se uma visão clara de avanços em curto, médio e longo prazo, com foco especial em projetos estruturantes e de digitalização.

Essa transformação é guiada por cinco pilares fundamentais: metodologia, com a incorporação de instrumentos de gestão mais eficazes; processos, por meio do desenvolvimento e da adaptação de rotinas que promovam maior agilidade e redução de custos; tecnologia, voltada à otimização e ao aumento da produtividade; pessoas, com foco na atração, seleção e desenvolvimento de talentos; e inovação, ao fomentar ideias criativas que aprimorem produtos, serviços e resultados.